Lucro consolidado da Totvs recua quase 18% na base anual

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de softwares Totvs registrou lucro líquido consolidado de 126,2 milhões de reais no quarto trimestre do ano passado, uma queda de 17,7% frente ao mesmo período de 2022, informou a companhia nesta quarta-feira.

O lucro líquido aos controladores, por sua vez, recuou 20,3% na base anual, para 117,6 milhões de reais no trimestre encerrado em dezembro do ano passado.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) ajustado no período somou 258,3 milhões de reais, alta de 7,8% ano a ano. A margem Ebitda ajustada foi de 21,0%, queda de 2 pontos percentuais ante o mesmo período em 2022 e de 3,5 p.p. na comparação com o terceiro trimestre de 2023.

O chamado lucro caixa, que exclui efeitos de despesas com amortização de intangíveis oriundos de aquisições e engloba ajustes ligados à participação na unidade Techfin, caiu 2,2%, para 170,4 milhões de reais, de acordo com a empresa.

"Em um ano em que tivemos tantas mudanças, era esperada uma volatilidade nos resultados trimestrais maior do que estamos acostumados", afirmou a companhia em relatório de resultados.

A Totvs acrescentou que o quarto trimestre foi um período em que diversos elementos contribuíram para uma redução no resultado de curto prazo (de 34 milhões de reais) e que uma análise de um período mais longo "pode ser mais esclarecedora e oferecer respostas melhores do que a análise do trimestre".

A receita líquida consolidada, considerando o resultado da dimensão da Techfin, foi de 1,2 bilhão de reais, crescimento de 18,6% ante um ano antes, com avanços tanto na receita de gestão quanto de "business performance".

As despesas operacionais subiram 26,1% no trimestre, para 712,7 milhões de reais, e os custos operacionais tiveram alta de 20,5% na mesma base de comparação, para 341,2 milhões de reais.

(Reportagem de Patricia Vilas Boas)

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes