Ações francesas e alemãs tocam recordes impulsionadas por balanços

Por Shubham Batra e Amruta Khandekar

(Reuters) - As ações europeias subiram nesta quinta-feira, conforme balanços corporativos otimistas levaram os papéis franceses e alemães a um recorde, enquanto os investidores avaliaram os comentários da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, sobre o processo de desinflação na zona do euro.

O índice CAC-40 de Paris ganhou 0,86%, a 7.743,42 pontos, perto de seu recorde intradiário, com a Renault sendo a principal ganhadora.

As ações da montadora saltaram 6,5% depois que ela divulgou ganhos de margem e de receita e um grande aumento de dividendos. O movimento também impulsionou o índice automotivo para o maior nível em quase dois anos.

O CAC-40 também foi impulsionado por um ganho de quase 2% nas ações da Pernod Ricard, já que a fabricante de bebidas alcoólicas manteve intactas suas ambições de crescimento de longo prazo.

"Na Europa, há um tema de qualidade. Queremos nos ater a empresas que possam continuar a ter poder de precificação, boa participação de mercado e bons balanços", disse Karim Chedid, chefe de estratégia de investimento da iShares para a Europa Oriente Médio e África na BlackRock, destacando o setor de luxo como um dos preferidos.

O índice DAX de Frankfurt subiu 0,60%, a 17.046,69 pontos, e terminou com um recorde, depois de também atingir um pico durante o dia.

O Commerzbank teve o melhor desempenho no índice, com alta de 5,5%, uma vez que o banco registrou seu maior lucro em 15 anos em 2023, impulsionado por taxas de juros mais altas.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,68%, a 488,54 pontos, atingindo o maior nível em mais de dois anos, com o Goldman Sachs elevando sua meta para o índice de referência em 2024 para 510 pontos, o que representa uma alta de cerca de 5% em relação aos níveis atuais.

Continua após a publicidade

Os investidores tiraram conclusões positivas depois que Lagarde disse em uma audiência no Parlamento Europeu, em Bruxelas, que os dados econômicos recentes da zona do euro indicaram que a inflação está voltando para a meta, conforme previsto.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,38%, a 7.597,53 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,17%, a 31.694,44 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,11%, a 9.927,30 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,44%, a 6.127,10 pontos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes