Santander Brasil eleva projeções para Selic e PIB em 2024

SÃO PAULO (Reuters) - O Santander Brasil elevou a estimativa para a taxa básica de juros Selic tanto neste ano quanto no próximo, vendo ainda mais crescimento da atividade econômica em 2024, de acordo com relatório divulgado nesta sexta-feira.

O relatório assinado pela economista-chefe, Ana Paula Vescovi, e equipe mostra que a projeção para a Selic subiu a 9,0% e a 8,0% respectivamente em 2024 e 2025, de 8,5% e 7,5% antes.

"Ressaltamos que ainda existem riscos altistas nessas projeções, caso os nossos cenários de inflação e juros nos Estados Unidos não se concretizem, e ainda caso as expectativas de inflação prospectiva no Brasil voltem a se elevar de forma consistente. Monitoramos também os riscos geopolíticos do cenário", apontou o documento.

O Santander Brasil apontou ainda que os dados de atividade vieram mais fortes no início do ano e que a resiliência do mercado de trabalho sugere menor desaceleração ao longo de 2024. Assim, o banco elevou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 1,8% em 2024, de 1,5% antes. Para 2025 a estimativa de expansão segue em 2,0%.

Para a inflação, não houve alterações na perspectiva de que o IPCA fechará este ano com alta de 3,4% e o próximo, a 4,0%. A meta para a inflação é de 3,0% para ambos os casos, com tolerância de 1,5 ponto percentual.

"Ainda projetamos moderação da inflação nos próximos meses, além do que a mediana do mercado espera atualmente, com o núcleo de serviços arrefecendo nas próximas divulgações", disse o banco.

(Por Camila Moreira)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.