Rumo eleva lucro a R$368 mi no 1º tri com maiores volumes e margens

Por Patricia Vilas Boas

SÃO PAULO (Reuters) - A Rumo teve lucro líquido de 368 milhões de reais no primeiro trimestre, um salto de 418% em relação ao lucro de 71 milhões apurado no mesmo período do ano anterior, impulsionado pelos maiores volumes e margens em todas as operações.

A transportadora logística registrou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 1,689 bilhão de reais no período, aumento de 43% ano a ano, com a margem Ebitda passando de 49,5% para 53,7%, conforme balanço divulgado nesta quinta-feira.

Analistas esperavam, em média, lucro líquido de 362,4 milhões de reais e Ebitda de 1,6 bilhão de reais para a Rumo, de acordo com dados da LSEG.

O volume total transportado da companhia de janeiro a março deste ano somou 17,4 bilhões de TKU, 8% superior ao registrado no primeiro trimestre de 2023. Já a receita líquida cresceu 32%, para 3,146 bilhões de reais, com avanço em todas as operações.

Em bases anuais, a Operação Norte da Rumo subiu 33%, a Operação Sul expandiu 25% e a Operação de Contêineres cresceu 35%, em desempenho impulsionado por maiores volumes e tarifas na comparação ano a ano, segundo a empresa.

A alavancagem financeira, medida pela relação entre dívida abrangente líquida e Ebitda, ficou em 1,7 vez no final de março, de 1,8 vez no trimestre imediatamente anterior, com uma dívida abrangente líquida de 10,4 bilhões de reais.

Deixe seu comentário

Só para assinantes