Ibovespa sobe em dia de vencimento de opções com Sabesp em destaque

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa subia nesta sexta-feira, em meio ao vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista, com Sabesp como destaque de alta conforme se aproxima a oferta de papéis que privatizará a companhia de saneamento básico de São Paulo.

Por volta de 10h35, o Ibovespa subia 0,34%, a 120.861,2 pontos, acumulando até o momento um acréscimo de 1% na semana. Na mínima até o momento, chegou a 120.061,04 pontos e, na máxima, a 120.876,09 pontos. O volume financeiro somava 2 bilhões de reais.

A equipe da corretora Commcor também chamou a atenção para o "relevante" vencimento de opções sobre ações, índices futuros e opções sobre esses índices no mercado norte-americano, que tendem a elevar os volumes negociados e adicionar volatilidade.

"Naturalmente, é esperada a reverberação desses movimentos mundo afora, não sendo diferente aqui", afirmou em comentário a clientes.

Nos primeiros negócios, o S&P 500, uma das referências do mercado acionário nos Estados Unidos, rondava a estabilidade. Em paralelo, o rendimento do título de 10 anos do Tesouro norte-americano marcava 4,2244%, de 4,254% na véspera.

DESTAQUES

- SABESP ON valorizava-se 3,89% após o governo de São Paulo aprovar na véspera novos detalhes envolvendo a oferta de ações que privatizará a companhia de saneamento básico do Estado, incluindo o preço mínimo e a cobertura mínima para a oferta -- mas esses valores só serão divulgados após liquidação da operação. Segundo o governo, a operação poderá ser aberta nos próximos dias.

- VALE ON cedia 0,36%, após os futuros do minério de ferro recuarem na China, em meio a rumores no mercado sobre um limite à produção de aço bruto no principal consumidor da commodity. O contrato mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian encerrou as negociações do dia com queda de 1,7%, a 811,5 iuanes (111,76 dólares) a tonelada, o menor valor desde 17 de junho. Na semana, a queda foi de 1,8%.

- PETROBRAS PN valorizava-se 0,49%, buscando a quinta alta seguida, em dia de variação positiva dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent era negociado com elevação de 0,15%, a 85,84 dólares.

Continua após a publicidade

- ITAÚ UNIBANCO PN mostrava acréscimo de 0,29%, enquanto BRADESCO PN perdia 0,24%.

- ENERGISA UNIT subia 1,18%, após dados mostrando que o consumo consolidado de energia elétrica, cativo e livre nas áreas de concessão do grupo apresentou um aumento de 12,4% em maio. O setor também tinha como pano de fundo decreto que vai regular os novos contratos de distribuidoras de energia elétrica, que prevê até mesmo a possibilidade de caducidade ou intervenção em empresas que descumprirem suas responsabilidades.

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

(Por Paula Arend Laier)

Deixe seu comentário

Só para assinantes