Campos da Arabian Gulf Oil Co da Líbia retomam a produção em até 120.000 bpd

(Reuters) - A Arabian Gulf Oil Company da Líbia retomou a produção em até 120.000 barris por dia (bpd) para atender às necessidades domésticas, enquanto as exportações ainda estão interrompidas, disseram engenheiros neste domingo, depois que um impasse entre facções fechou a maioria dos campos de petróleo do país.

No sábado, a Arabian Gulf Oil Company, operadora dos campos petrolíferos de Sarir, Messla e Nafoura, na Líbia, emitiu uma instrução para reiniciar a produção.

A retomada, abaixo da capacidade total dos campos, tem como objetivo apenas fornecer eletricidade e combustível às usinas para necessidades domésticas, disseram os engenheiros à Reuters. Eles falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar publicamente.

Facções no leste da Líbia, onde a produção de petróleo está concentrada, interromperam a produção em agosto depois que facções dominantes no oeste da Líbia depuseram o veterano presidente do banco central da Líbia, Sadiq al-Kabir, e o substituíram por um conselho rival.

(Reportagem de Ayman al-Warfalli)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.