Início de construções de moradias unifamiliares nos EUA aumenta em setembro
WASHINGTON (Reuters) - A construção de residências unifamiliares nos Estados Unidos aumentou em setembro, embora o excesso de oferta de novas casas e os compradores em potencial que aguardam taxas de hipoteca mais baixas representem um desafio a curto prazo.
A construção de moradias unifamiliares, que representa a maior parte da construção de casas, aumentou 2,7% no mês passado, atingindo uma taxa anual ajustada sazonalmente de 1,027 milhão de unidades, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira.
Os dados de agosto foram revisados para cima, mostrando que a construção de casas se recuperou para uma taxa de 1,0 milhão de unidades em relação ao ritmo de 992.000 unidades informado anteriormente.
As licenças para construção futura de moradias unifamiliares aumentaram 0,3%, atingindo uma taxa de 970.000 unidades.
Nos últimos anos, as novas construções se beneficiaram da escassez de casas usadas no mercado, mas um aumento nas taxas de hipoteca afastou os possíveis compradores. Isso levou a oferta de novas casas para venda a níveis vistos pela última vez em 2008.
As taxas hipotecárias caíram inicialmente depois que o Federal Reserve deu início ao ciclo de afrouxamento monetário no mês passado. Entretanto, elas subiram nas últimas três semanas, pois dados econômicos sólidos, incluindo vendas no varejo e revisões anuais das contas nacionais, forçaram os investidores a abandonar as expectativas de outro corte de 50 pontos-base na taxa de juros no próximo mês.
Os possíveis compradores de casas também têm relutado em voltar ao mercado, prevendo custos de empréstimos ainda mais baixos.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.