Índices da China registram ganho mensal com expectativa de dados positivos e estímulos

Por Jiaxing Li

HONG KONG (Reuters) - Os índices acionários da China subiram nesta sexta-feira, fechando o mês em alta, uma vez que os investidores esperavam dados positivos sobre a indústria do país neste fim de semana e mais estímulos em uma importante reunião no próximo mês.

O índice CSI300 fechou em alta de 1,14%, encerrando uma sequência de duas semanas de perdas semanais e ganhando 0,7% em novembro. O índice SSEC, em Xangai, teve alta de 0,93.

O subíndice do setor de chips subiu 2,38%, o setor de bens de consumo básicos teve alta de 0,95% e o índice do setor imobiliário avançou 0,75%.

As ações de Hong Kong também subiram, com o índice Hang Seng ganhando 0,29%.

No entanto, por serem mais sensíveis à confiança dos investidores internacionais em relação à China, as ações registraram um segundo mês de perdas em meio às incertezas geopolíticas e aos riscos tarifários que se aproximam.

A atividade industrial da China provavelmente se expandiu modestamente pelo segundo mês consecutivo em novembro, à medida que o estímulo estatal foi sendo implementado, mostrou uma pesquisa da Reuters, embora as ameaças de novas tarifas dos Estados Unidos tenham obscurecido as perspectivas.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial da China, a ser divulgado no sábado, deve chegar a 50,2, acima dos 50,1 de outubro e do limite de 50 pontos que separa o crescimento da contração da atividade.

Enquanto isso, espera-se que a longa desaceleração do setor imobiliário apresente alguma melhora, com os preços das moradias potencialmente caindo em um ritmo mais lento este ano e se estabilizando em 2026, de acordo com uma pesquisa separada da Reuters.

Continua após a publicidade

Os investidores também estão de olho na Conferência Central de Trabalho Econômico de dezembro, que poderá fornecer mais detalhes sobre o orçamento fiscal e a escala de estímulo ao consumo para o próximo ano, de acordo com Kevin Liu, diretor administrativo e estrategista da CICC Research.

A reunião será o foco de curto prazo e o mercado provavelmente se movimentará em torno das expectativas, acrescentou ele.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,4%, a 38.208 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,29%, a 19.423 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,93%, a 3.326 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 1,14%, a 3.916 pontos.

Continua após a publicidade

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,95%, a 2.455 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,16%, a 22.262 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,05%, a 3.739 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,10%, a 8.436 pontos.

(Por redação de Hong Kong)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.