IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Estados Unidos vão propor taxar grandes fortunas pela primeira vez na História

Getty Images
Imagem: Getty Images

27/03/2022 08h37

O nome já diz tudo: o Imposto de Renda Mínimo para Bilionários deve recair sobre os 700 americanos mais ricos pela primeira vez na história dos Estados Unidos, de acordo com fontes e um documento da administração americana obtidos pelo jornal The Washington Post. Este imposto inédito deve ser proposto pela Casa Branca na segunda-feira (28), como parte de seu orçamento de 2023.

O plano do governo de Joe Biden estabeleceria uma alíquota mínima de 20% sobre todas as famílias americanas com valor superior a US$ 100 milhões, diz o documento. A maior parte da nova receita arrecadada pelo imposto viria de bilionários.

"Biden defende há muito tempo impostos mais altos para os americanos mais ricos, mas a Casa Branca não introduziu um plano tributário especificamente projetado para atingir bilionários até agora", escreve The Washington Post no sábado (26).

"Com esse imposto mínimo, os americanos mais ricos já não estarão mais sujeitos a um imposto mais baixo do que o de professores ou bombeiros", acrescenta o documento do governo obtido pelo jornal. A nova medida, que precisa ser aprovada pelo Congresso, prevê uma arrecadação de cerca de US$ 360 bilhões em 10 anos.