IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sem Sarney, PT confirma aliança com PSB no Amapá

26/06/2014 18h50

Com a desistência do senador José Sarney (PMDB-AP) de disputar mais um mandato, a Executiva nacional do PT confirmou nesta quinta-feira aliança com o PSB no Amapá. Os petistas apoiarão a candidatura de reeleição do governador Camilo Capiberibe (PSB) e lançarão a vice-governadora Dora Nascimento (PT) para concorrer ao Senado.

Em carta enviada à cúpula do PT, Capiberibe garantiu a petistas que se manterá neutro na disputa presidencial e que poderá apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff em um eventual segundo turno. Com isso, o presidenciável Eduardo Campos (PSB) poderá ficar sem palanque no Estado.

A cúpula nacional do PT planejava apoiar a candidatura ao governo do Estado de Waldez Góes (PDT), que lançaria Sarney em sua chapa. O senador, no entanto, anunciou nesta semana que não concorrerá nesta eleição. A direção estadual, no entanto, queria apoiar Capiberibe e lançar Dora.

Depois de reunir-se com a Executiva nacional do PT, o presidente nacional do partido, deputado estadual Rui Falcão (SP), disse que a desistência de Sarney foi fundamental para que os petistas se aliam-se ao PSB no Amapá. "O anúncio de Sarney de não concorrer foi determinante para a gente indicar a senadora [Dora], porque nós não temos compromissos com outros candidatos que não sejam o senador Sarney", disse. "Nós o apoiaríamos [Sanrey] se ele fosse candidato. Eu já tinha dito isso a ele", afirmou Falcão.