IBGE: Produção industrial cai em metade dos locais pesquisados em maio
A produção industrial brasileira caiu em sete dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de abril para maio. A indústria do Amazonas teve o pior desempenho entre as regiões, com queda de 9,7%. Mereceram menção ainda Bahia, onde a produção industrial cedeu 6,8%, e Região Nordeste, com baixa de 4,5%.
Com quedas mais expressivas que a média nacional (-0,6%), apareceram ainda Rio de Janeiro (-1,6%), Espírito Santo (-1,4%) e Rio Grande do Sul (-1%).
Na outra ponta, Pará e Goiás foram destaque de alta, com crescimento de 4,2% e 2,1%, respectivamente, em suas indústrias na passagem de abril para maio, com ajuste sazonal. Em São Paulo, maior parque industrial do país, houve alta de 1%.
Ante maio de 2013, quando a indústria nacional encolheu 3,2%, oito dos 15 locais pesquisados apontaram baixa na produção, sobressaindo Rio de Janeiro (-7,9%), Rio Grande do Sul (-7,8%), Bahia (-6,6%) e Amazonas (-5,8%). Ainda no campo negativo, ficaram Minas Gerais (-4,1%), Paraná (-3,7%), São Paulo (-3,6%), que teve a terceira queda consecutiva, e o Nordeste (-2,1%).
Ainda no confronto anual, "o Pará (36,3%) assinalou o avanço mais acentuado, impulsionado não só pelo comportamento positivo vindo do setor extrativo (minérios de ferro em bruto), mas também pela baixa base de comparação, uma vez que o total da indústria do Pará recuou 20,5% em maio de 2013", observou o IBGE em nota.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.