Desastre da Samarco continuará afetando indústria extrativa, diz IBGE
O rompimento da barragem da mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais, deve continuar afetando a produção da indústria extrativa em dezembro. "O rompimento da barragem tem efeitos para além do mês de novembro", afirmou o gerente da coordenação de indústria, André Luiz Macedo. "E em termos regionais, tem efeitos para além do Estado de Minas Gerais. O Espírito Santo também é atingido e tem reflexos também na sua produção industrial."
Entre outubro e novembro, a produção da indústria extrativa despencou 10,9%. Além do desastre que afetou o vale do rio Doce, a atividade desse segmento no período foi afetada pela greve dos petroleiros. Esse segmento representa cerca de 11% de toda a indústria nacional.
Entre janeiro e novembro, a indústria extrativa, com crescimento de 4,7% no ano, é a única com resultado positivo. As outras atividades apresentaram retração no acumulado do período.
Ao todo, o tombo de 2,4% da indústria em geral em novembro foi o sexto resultado negativo seguido, segundo o IBGE, é a pior sequência negativa da produção industrial. Desde junho, o setor acumula perda de 8,3%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.