Venda nominal do setor de shopping centers cresce 6,5% em 2015
O mercado de shopping centers no país cresceu abaixo da inflação no ano passado, com expansão de 6,5% nas vendas, para R$ 151,5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) divulgados nesta quinta-feira.
Em termos reais, o encolhimento do mercado é de cerca de 4%, considerando a inflação medida pelo IPCA. A estimativa inicial era de crescimento de 8,5% no ano passado.
Foram abertos 18 empreendimentos em 2015, versus 24 inaugurações em 2014. Empresas adiaram aberturas nos últimos dois anos no país. A Abrasce não atribui exclusivamente à crise a queda no volume de aberturas, pois entende que inaugurações foram planejadas antes do início da desaceleração econômica e ainda há shoppings sendo abertos e que foram planejados entre 2012 e 2013.
Em termos de investimentos, houve retração no ano passado. O valor de desembolso foi de R$ 12,5 bilhões em 2015, frente a R$ 14 bilhões no ano anterior. Para 2016, estimativa é que o valor atinja R$ 14 bilhões.
O patamar de vacância em 2015 foi de 4,1%, com aumento sobre 2014, quando o índice atingiu 2,8%.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.