Confiança do setor de serviços avança no começo de 2016
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu em janeiro, para 70,4 pontos, após se situar em 67,6 pontos no fim de 2015, informou a da Fundação Getulio Vargas (FGV). "Neste início de ano, os indicadores informam uma redução do pessimismo nas empresas de serviços", avalia Silvio Sales, consultor da FGV/Ibre.
"Se de um lado ampliam-se os sinais de que o auge da queda na curva de confiança tenha ficado para trás, de outro é possível perceber que há claro predomínio de uma percepção ainda muito negativa sobre o andamento dos negócios, expressa sobretudo na continuidade da intenção das empresas em prosseguir o ajuste do emprego no setor às novas condições da demanda", acrescenta Sales.
Em janeiro, o movimento positivo da confiança alcançou 11 de 13 atividades e foi determinado tanto pelas avaliações presentes e futuras. Aliás, foi a primeira vez desde fevereiro de 2014 que o avanço na confiança do setor de serviços é determinado pelo aumento dos seus dois componentes. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 4,3 pontos, para 70 pontos; o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,2 ponto, alcançando 71,3 pontos.
A edição de janeiro da sondagem de serviços colheu informações de 1.968 empresas entre os dias 6 e 26 do mês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.