IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Ibovespa cai com Vale, Petrobras e siderúrgicas em baixa

01/02/2016 11h11


O Ibovespa registrava baixa de mais de 1% em uma hora de negócios. Às 11h03, o índice da Bolsa paulista apresentava desvalorização de 1,33%, aos 39.867 pontos, em linha com as perdas dos mercados internacionais. Atividades industriais piores na China e na Europa, além da queda do petróleo, pressionam os mercados de ações.

O barril de petróleo nos Estados Unidos é negociado em baixa. O preço do minério de ferro, por sua vez, reabriu acima de US$ 43 por tonelada, em alta de 3,1%, mas as ações da Vale e das siderúrgicas tinham queda. Vale PNA recuava 3,18%, Vale ON cedia 2,88%, Usiminas PNA diminuía 1,18% e CSN perdia 1,41%.

A agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P) reavaliou as condições financeiras e as perspectivas da Usiminas e da CSN. A S&P rebaixou o rating da Usiminas e da CSN, citando entre os motivos as fracas condições do minério de ferro no Brasil, os juros altos, a dificuldade em gerar fluxo de caixa e o alto endividamento das duas companhias.

A situação de endividamento da Usiminas é ainda mais preocupante e a S&P ressaltou em relatório que a empresa pode deixar de pagar suas obrigações nos próximos 12 a 18 meses se as condições do mercado não melhorarem. Diante desse contexto de endividamento, a Usiminas emitiu um comunicado ao mercado, na sexta-feira passada, negando os rumores de que precisa de injeção de capital no curto prazo.

A Vale também teve a nota cortada pela S&P na sexta-feira passada.

Petrobras segue a perda do petróleo no mercado internacional e apresentava baixa. A PN declinava 2,48% e a ON perdia 2,45%.