Congresso retorna hoje ao trabalho em cerimônia com Dilma e Cunha
O Congresso Nacional realiza sessão solene nesta terça-feira, às 15h, para marcar o início do ano legislativo. A presidente Dilma Rousseff confirmou presença e entregará a mensagem do Executivo para a abertura dos trabalhos legislativos.
A cerimônia colocará Dilma ao lado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), desafeto da petista e responsável por dar andamento ao pedido de impeachment na Casa, e do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem sido um aliado do Palácio do Planalto.
Trata-se da primeira vez que Dilma comparecerá na cerimônia de abertura do ano legislativo na condição de presidente da República. A petista já cumpriu o ritual em 2010, quando era ministra da Casa Civil. A missão costuma ser do titular da pasta.
O gesto revela o esforço do governo em recompor a base aliada no Congresso no momento em que o país enfrenta uma crise política e econômica. O Planalto tem a expectativa de aprovar em breve a recriação da CPMF e a prorrogação da DRU para equilibrar os cofres públicos.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, também estará presente no Congresso, representando o Judiciário. As mensagens de Lewandowski e Dilma serão lidas em plenário, seguidas de pronunciamentos dos presidentes da Câmara e do Senado.
Amanhã, quarta-feira, Cunha reúne os líderes partidários para definir a pauta de votações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.