IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Diário Oficial informa saída temporária de Marcelo Castro da Saúde

17/02/2016 08h50


A presidente Dilma Rousseff exonerou, a pedido, o ministro da Saúde, Marcelo Castro. O atual secretário-executivo, José Agenor Álvares da Silva, assume interinamente, informa nesta quarta-feira o Diário Oficial da União.

Castro volta à Câmara dos Deputados no dia em que o governo e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltam a medir forças hoje na eleição do líder do PMDB, responsável por indicar os oito integrantes do partido na comissão que votará o impeachment da presidente Dilma e os deputados que comandarão as comissões da Câmara, em especial a de Constituição e Justiça (CCJ).

Aliados afirmam que o atual líder, Leonardo Picciani (RJ), conta com mais de 45 votos dos 70 pemedebistas.

Para constranger Picciani, Castro e o governo, a oposição apresentou requerimento de convocação do ministro da Saúde em plenário para explicar a possibilidade de que Castro deixe o cargo por 24 horas, em meio à crise do vírus zika. "Ele terá que explicar como, no meio dessa crise toda, sai [do cargo] para votar na eleição do PMDB", disse ontem o deputado Paulinho da Força (SD-SP), aliado de Cunha.

Além de indicar os integrantes da comissão do impeachment, o líder do PMDB escolherá também os deputados que participarão das principais comissões. A CCJ é o alvo prioritário - analisa todos os recursos da Casa e é por onde tramitam quase todos os projetos que não são medidas provisórias.