Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Período de adesão ao Enem começa no dia 9 de maio

14/04/2016 12h20

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira as informações referentes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O período de inscrição vai dos dias 9 a 20 de maio, ao custo de R$ 68, que deverá ser pago até o dia 25 de maio. As inscrições devem ser feitas apenas pelo site do Enem.

Os estudantes que receberam isenção da taxa de inscrição em 2015 - no valor de R$ 63 - e não fizeram a prova não terão direito a pedir nova isenção, exceto mediante justificativa que será analisada pelo Inep, o órgão do MEC responsável pelo Enem.

A estimativa do ministério é de que 8 milhões de estudantes se inscrevam e 6 milhões efetivem o pagamento e participem da prova.

A prova do Enem ocupa o lugar do vestibular em alguns cursos universitários e, em outros, ajuda o estudante na nota de corte.

A prova vai continuar sendo realizada em dois dias no fim do ano. As datas estão marcadas para 5 e 6 de novembro. No dia 5, sábado, os estudantes responderão as questões sobre ciências humanas e ciências da natureza; no domingo, 6, as perguntas tratarão sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e tem duração de 4h30 horas no primeiro dia e 5h30 no segundo dia.

Crise

Durante coletiva para apresentar o Enem 2016, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse que a crise política está atrapalhando o fluxo de informações relativas ao Enem para os estudantes.

"Esqueçam quem é o ministro", disse Mercadante a jornalistas em anúncio sobre as inscrições para o Enem. "Temos muita dificuldade para que as informações cheguem aos alunos."

O ministro é um dos principais aliados da presidente Dilma Rousseff, cujo impeachment será votado no domingo na Câmara dos Deputados.

"Estamos vivendo um momento turbulento", disse Mercadante, acrescentando que "a educação não pode se subordinar a uma crise política". "Os meninos não podem ser influenciados pelo que estamos vivendo hoje."

Mercadante disse ainda que o cronograma do Enem não vai ser alterado. As inscrições devem ser feitas entre os dias 9 e 20 de maio, e as provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro.