Bolsas

Câmbio

PF deflagra operação para investigar desvios em Foz do Iguaçu

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta manhã a Operação Pecúlio, com o objetivo de desarticular um grupo de pessoas que desviava dinheiro em processos licitatórios municipais envolvendo verbas públicas federais em Foz do Iguaçu, no Paraná.

A investigação começou há dois anos e constatou que gestores do município, de forma direta e indireta, atuavam para direcionar quantias milionárias de recursos públicos federais, como do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e em empresas contratadas para prestar serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Os investigados responderão pelos crimes de peculato, corrupção passiva e corrupção ativa, prevaricação, crimes à lei de licitações e organização criminosa.

Cerca de 250 policiais federais, 23 da Receita Federal e 14 da Controladoria Geral da União cumprem quatro mandados de prisão preventiva, dez mandados de temporária, 19 conduções coercitivas e 51 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados, órgãos públicos e em empresas supostamente ligadas à organização criminosa. Os mandados judiciais foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre e pela Justiça Federal em Foz do Iguaçu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos