Bolsas

Câmbio

Copel: Distribuição de energia no mercado cativo cai 4,3% no trimestre

A energia distribuida pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) aos clientes do mercado cativo caiu 4,3% no primeiro trimestre do ano na comparação anual, para 6.016 gigawatts-hora (GWh). A queda mais acentuada foi apurada na energia distribuída no segmento residencial, de 6,1%, para 1.781 GWh. Em seguida, aparece o recuo no setor rural, de 5,7%, para 614 GWh.

Segundo a companhia, a retração no consumo no segmento residencial refletiu o cenário econômico adverso e os aumentos tarifários aplicados recentemente, que levaram à racionalização do uso de energia. A Copel também apurou queda na energia distribuída nos segmentos comercial (de 5,4%, para 1.417 GWh) e industrial (de 2,7%, para 1.607 GWh).

No segmento comercial, a queda é atribuída à diminuição no volume de vendas no comércio varejista. No industrial, o principal motivo foi a migração de clientes cativos para o mercado livre, além da retração na produção industrial dos setores de máquinas e equipamentos, veículos automotores e móveis.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos