IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF deflagra Operação Vício, 30ª fase da Lava-Jato

24/05/2016 08h50

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje a Operação Vício, a 30ª fase da Lava-Jato e cumpre dois mandados de prisão preventiva, nove de condução coercitiva e 28 de busca e apreensão em São Paulo e no Rio. A ação conta com 50 policiais e dez agentes da Receita Federal.

Trata-se da apuração de vários contratos e correspondentes repasses de valores indevidos ocorridos entre empresas contratantes da Petrobras com funcionários da estatal, agentes públicos e políticos.

Três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar valores principalmente às diretorias de Serviços e de Abastecimento da estatal, segundo a PF.

Aos investigados estão sendo atribuídos, dentre outros, crimes de corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos.

Segundo a PF, a menção ao termo Vício remete à sistemática repetida e aparentemente dependente, prática de corrupção por determinados funcionários da estatal e agentes políticos que aparentam não atuar de outra forma senão através de atos lesivos ao Estado".

Em outro procedimento estão sendo cumpridos mandados que buscam a apuração de pagamentos indevidos a um executivo da área internacional da Petrobras, em contratos firmados para aquisição de navios-sonda.

Os presos e o material apreendido devem ser levados ainda hoje para a PF em Curitiba.

A nova fase acontece um dia depois da realização da 29ª etapa da operação.