IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente da Libra renuncia e ex-executivo assume

31/05/2016 19h50

O presidente do grupo Libra, Marcelo Araújo, renunciou ao cargo, conforme comunicado enviado ao mercado nesta terça-feira. Em seu lugar assume José Balau, que já trabalhou na companhia no passado.

A Libra é um dos maiores grupos de logística portuária brasileira. Pertence à família Borges Torrealba, do Rio de Janeiro. Balau foi o primeiro presidente dos terminais portuários da Libra de Santos e Rio, tendo passado depois pelo armador Hamburg Süd. Recentemente atuava como consultor.

Araújo esteve à frente do conglomerado por oito anos, período em que ajudou a estruturar o grupo com a criação da holding que reuniu as empresas de terminais portuários, de logística, de aeroportos e de participações (esta, com negócios de navegação, de produção de azeite e imobiliário).

Em nota, a empresa disse que a mudança foi planejada e marca "o início de um novo ciclo de negócios para o grupo Libra, com foco em seu core business - a operação de terminais portuários e logística de comércio exterior".

A empresa recebeu autorização no ano passado para investir na unificação física de seus três terminais de contêineres no porto de Santos, projeto orçado em cerca de R$ 750 milhões que quase dobrará a capacidade de movimentação da empresa no porto.

Araújo também deixa o cargo de membro do conselho de administração da companhia. No dia 3 de junho, a Libra realizará assembleia para deliberar sobre a eleição de Balau para a presidência do conselho. Em outra frente, Ibrahim Eris renunciou à presidência do conselho de administração da Libra Holding, cargo que será ocupado por Omar Cunha, que já é membro do conselho.