IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Presidente do Conselho de Ética entrega a Janot ?manobras' de Cunha

01/06/2016 16h05

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, José Carlos Araújo (PR-BA), entregou nesta quarta-feira em mãos ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, um dossiê com o que alega serem "manobras" do presidente afastado da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para tumultuar seu processo de cassação.

O relator da representação contra Cunha, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), faz a leitura de seu relatório em sessão nesta quarta-feira.

Araújo alega que Cunha tem promovido manobras no conselho para impedir o andamento de seu processo, que já é o mais longo da história da Câmara, e para influir na decisão do colegiado, com a substituição de integrantes favoráveis à cassação.

Ontem, o presidente do conselho foi notificado pela Corregedoria da Câmara a se defender de cinco representações protocoladas por adversários regionais e que pedem sua cassação. As acusações são de compra de votos, uso de laranja para comprar um imóvel e denegrir a imagem de um investigado, que ele chamou de grileiro.

Se a corregedoria proferir parecer a favor do prosseguimento das representações, e esse documento for aprovado pela Mesa Diretora, o processo será encaminhado ao conselho e Araújo teria que se afastar do colegiado.

Cunha, seu advogado e aliados tentam ainda afastar Marcos Rogério, por mudar para um partido que fazia parte do bloco partidário do representado, e Julio Delgado (PSB-MG), com uma representação por quebra de decoro ao supostamente mentir sobre ter recebido recursos da empreiteira UTC Engenharia na campanha de 2014.