IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa tem queda e dólar é negociado abaixo de R$ 3,47

07/06/2016 10h51

O Ibovespa opera em baixa desde o início dos negócios. Às 10h45, o índice da Bolsa paulista declinava 0,20%, para 50.330 pontos.

Do lado do câmbio, o dólar comercial tinha queda de 0,60%, saindo a R$ 3,4690.

No mercado local, pesa a notícia de que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL); do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP); e do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Janot pediu também a prisão de Eduardo Cunha, por suposta intimidação ao presidente do Conselho de Ética.

Além disso, presidente interino Michel Temer suspendeu todas as nomeações para diretorias ou presidência de estatais ou fundos de pensão. A medida vale até a aprovação de projeto de lei que prevê indicação apenas de pessoas com "alta qualificação técnica" para os cargos. A decisão abriu crise na base. Deputados dizem que já ocupavam esses cargos antes da votação do impeachment e cobram devolução do espaço.

Os analistas ficam de olho nas ações da Vale, com expectativas sobre a análise da venda de um de seus principais ativos para a japonesa Mitsui e o longo impasse para o próximo nome a ser presidente da mineradora. Há uma queda de braço entre o governo interino de Michel Temer e os acionistas privados da Vale - Bradespar e Mitsui - envolvendo a substituição do presidente da companhia, Murilo Ferreira.