IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer adia viagem ao Nordeste

10/06/2016 14h16

O presidente interino Michel Temer adiou a primeira viagem que faria ao Nordeste. Na próxima terça-feira, Temer visitaria Arapiraca, em Alagoas, e Floresta, em Pernambuco. No município alagoano, Temer sancionaria a medida provisória 707, que concede um pacote de benefícios a milhões de famílias de pequenos agricultores. Em Pernambuco, visitaria trecho das obras de transposição do Rio São Francisco.

Com as mudanças na agenda e o cancelamento das viagens, a ideia é que Temer leve, na quarta-feira, ao Congresso Nacional, a proposta de emenda constitucional (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos.

Temer pediu ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que finalize ainda hoje o texto da emenda constitucional. O governo discute fixar um prazo de vigência para esse teto. O ideal, nas palavras de um auxiliar de Temer, é que o prazo fosse fixado até 2019, para que o sucessor do presidente interino mantivesse o compromisso de não aumentar os gastos acima da inflação. Mas há técnicos da equipe econômica que defendem que a vigência seja estabelecida até 2018, fim do governo Temer. A palavra final será do presidente interino.

Com o adiamento das viagens pelo Nordeste, Temer antecipou a viagem ao Rio de Janeiro, onde se reunirá com o comitê olímpico. Ele visitará o Centro Olímpico na terça-feira, dia 14. Essa agenda seria cumprida na quarta-feira. E na quarta, Temer pretende se reunir com o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), para encaminhar a proposta de limitar as despesas públicas. A viagem ao Nordeste está mantida, mas a nova data ainda não foi fixada.