IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Serra assume a presidência do conselho da Apex

22/06/2016 15h26

(Atualizada às 11h21) O presidente interino Michel Temer editou decreto que altera as normas de criação da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil), depois de transferir o órgão do Ministério do Desenvolvimento para o Ministério das Relações Exteriores, comandado por José Serra.

O Decreto 8.788 publicado nesta quarta-feira, 22, no Diário Oficial da União (DOU), determina que o conselho deliberativo passe a ser presidido pelo chefe do Ministério das Relações Exteriores.

Na composição do conselho, estarão representantes dos ministérios da Agricultura, Indústria, Comércio Exterior e Serviços, além da Secretaria-Executiva do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Uma das mudanças é a inclusão, entre as atribuições da Apex, da função de atuar na execução de "ações para promoção de investimentos", além das políticas de promoção de exportações em cooperação com o Poder Público.

Também houve uma alteração nas prioridades dos trabalhos da agência. O decreto que criou a Apex, de 2003, dizia que a agência "deverá dar especial enfoque às atividades de exportação que favoreçam as empresas de pequeno porte e a geração de empregos".

Pela nova redação, a Apex deverá dar atenção especial "às ações estratégicas que promovam a inserção competitiva das empresas brasileiras nas cadeias globais de valor, a atração de investimentos e a geração de empregos", além de "apoiar as empresas de pequeno porte".