IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Meirelles comemora confiança e diz que educação é chave para crescer

29/06/2016 22h45

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, comemorou na noite desta quarta-feira, em evento em São Paulo, os primeiros sinais de retomada da confiança na economia que, na visão dele, já começam a aparecer.

"Temos já evidências concretas. Eu estava conversando com algumas pessoas antes de entrar no evento que me diziam: olha, já estamos sentindo reação, sinais de melhora", afirmou, citando também, números empíricos que mostram a mesma tendência.

"É impressionante. A confiança vinha caindo nos últimos anos, e já inverteu e tem uma ascensão pronunciada. Evidentemente está longe do pico, temos muito trabalho à frente. Mas já inverteu, o que mostra que a direção é esta mesmo. Temos que atacar as causas fundamentais do problema brasileiro, que é a causa estrutural da subida insustentável do gasto público", afirmou.

Meirelles destacou que o país precisa também melhorar a qualidade da educação para elevar a baixa produtividade - outro dos principais problemas do país - , e afirmou que os gastos em educação e saúde não serão cortados, mas manterão seu crescimento real.

"Alguns me dizem escuta: e a educação? O senhor tem dito que a educação é fundamental para o aumento da produtividade. Não vai diminuir o investimento? A resposta é não. O investimento em educação e saúde será preservado", afirmou.

Segundo Meirelles, o crescimento que será limitado é do limite mínimo para o investimento em saúde e educação, e esse limite crescerá baseado na inflação do ano anterior. "Mas é muito importante aumentar a qualidade", afirmou o ministro, que disse que a escolaridade e o número de anos e alunos tem aumentado muito, mas a qualidade ainda é muito baixa. " é preciso ter investimento em gestão, com foco no resultado".

Como demais instrumentos para elevar a confiança, Meirelles citou a boa gestão, o comportamento ético e a eficiência gerencial em todos os níveis.