IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Boa Vista: Mais consumidores resolveram inadimplência no 1º semestre

13/07/2016 12h31

O indicador de recuperação de crédito - obtido a partir das exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC - aumentou 3,8% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, mostrando que mais consumidores resolveram sua situação de inadimplência.

O resultado é melhor que o do primeiro semestre do ano passado, quando o indicador caiu 0,6% sobre 2014.

Mas apesar da elevação no ano, o indicador ainda aponta queda de 0,2% na variação acumulada em 12 meses, período que abrange julho de 2015 até junho de 2016 contra os 12 meses antecedentes.

Em junho, na comparação com junho do ano passado, houve queda de 8,6% e, no confronto com maio, o recuo foi de 5,1% feitos os ajustes sazonais.

"Após grande avanço no indicador de recuperação de crédito, a aferição atual mostrou novos resultados negativos. Desta forma, o quadro de inadimplência na economia torna a se deteriorar, uma vez que o aumento dos registros de consumidores inadimplentes realizados nos últimos meses ainda ocorre em maior intensidade do que a do pagamento das contas", diz a Boa Vista, em nota.

Em termos regionais, na comparação do primeiro semestre contra o mesmo período do ano anterior, a recuperação de crédito aumentou em todas as regiões: Norte (6,6%), Centro-Oeste (5,4%), Nordeste (5,0%), Sul (0,2%) e Sudeste (3,7%).