IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

TCI compra fatia na SABMiller e eleva pressão na fusão com AB Inbev

18/07/2016 15h16

O fundo de investimentos TCI comprou uma participação na SABMiller pouco inferior a 1%. Trata-se do segundo investidor ativista a adquirir participação na cervejaria nas últimos semanas.

Essa movimentação aumenta as perspectivas de que a Anheuser-Busch InBev (AB InBev) sofrerá mais pressão de aplicadores para elevar a sua oferta de compra da SABMiller. Para analistas do UBS, no entanto, um aumento na oferta de preço por ação da SABMiller teria um efeito limitado.

A entrada do fundo TCI na SABMiller é noticiada poucas semanas após a divulgação da compra de uma fatia de 1,3% pelo Elliott Capital Advisors. As aquisições antecedem a reunião anual da SABMiller, prevista para ser realizada na quinta-feira (21) em Londres. Nesta data, os investidores podem questionar os termos do acordo de compra da empresa pela AB InBev.

O valor ofertado pela AB InBev, de 69,78 bilhões de libras, agora é questionado por parte dos investidores, devido à desvalorização recente da libra. Em dólares, o acordo que no ano passado chegava a quase US$ 108 bilhões, agora é avaliado em US$ 100 bilhões.

A entrada na SABMiller de dois dos mais influentes investidores ativistas do mundo podem ajudar acionistas a pressionar a AB InBev para melhorar a oferta em dinheiro de 44 libras por ação. Segundo cálculos de analistas do UBS, o aumento potencial na oferta de compra da SABMiller varia de 5% a 15%.

Para os analistas, o aumento teria impacto limitado. Para cada 5% de aumento na oferta em dinheiro, o lucro por ação da nova empresa combinada teria uma redução de 1 ponto percentual e o retorno sobre o capital cairia 0,5 ponto percentual.