IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Acionistas da Dow Chemical e DuPont aprovam fusão de US$ 130 bilhões

20/07/2016 15h26

Acionistas da Dow Chemical e da DuPont aprovaram em reuniões realizadas nesta quarta-feira (20), a fusão das companhias, que dará origem a um gigante global na área química e de defensivos agrícolas, com valor de mercado de US$ 130 bilhões. O aval dos acionistas é considerado um "marco importante" no processo de combinação dos ativos.

Em comunicado, Dow e DuPont informaram que a expectativa é de que a transação seja concluída até o fim deste ano e, conforme o previsto, após a fusão a nova companhia será cindida em três empresas independentes, de agricultura, ciências materiais e produtos especiais.

"O apoio esmagador dos acionistas da Dow e da DuPont para aprovar essa transação histórica é claro testemunho do valor atraente que representa a DowDuPont", diz no comunicado o executivo-chefe da Dow, Andrew N. Liveris, presidente e CEO da Dow, acrescentando que as três empresas que serão criadas após a fusão vão "gerar benefícios significativos para todas as partes interessadas".

Separação de negócios

De acordo com o executivo-chefe da DuPont, Ed Breen, o foco agora está voltado à conclusão da fusão, incluindo os trabalhos junto aos órgãos reguladores. "Estamos confiantes de que essa operação vai criar valor sustentável e de longo prazo aos acionistas e soluções e possibilidades superiores aos consumidores", afirma Breen, na mesma nota.

Consumada a fusão, Dow e DuPont pretendem separar os negócios de agricultura da companhia combinada, os de ciências materiais e os de produtos especializados em três empresas independentes, de capital aberto. A operação, porém, ainda depende de aprovações regulatórias.

Conforme as companhias, a expectativa é a de que a cisão seja conduzida tão logo seja concretizada a fusão e em prazo não superior a 18 ou 24 meses.

Agricultura familiar é trunfo em quitanda agroecológica de SP

TV Folha