IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Abras revê para cima expectativa de faturamento em 2016

26/07/2016 18h26

Os supermercados registraram vendas estáveis no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2015. De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor verificou ligeira alta de 0,07% no período.

O desempenho fez a entidade rever para cima sua projeção para o ano. Até agora, a Abras trabalhava com uma estimativa de queda de 1,8% nas vendas. A nova perspectiva é obter uma variação positiva, ainda que pequena.

Apenas no mês de junho, as vendas reais do setor (descontando a inflação registrada pelo IPCA/IBGE) tiveram aumento de 1,67% sobre o mesmo mês do ano passado. Em valores nominais, houve alta de 10,66%. No acumulado do ano, o crescimento nominal foi de 9,74%.

"O resultado de junho mostra que as vendas em faturamento bruto apresentam estabilidade e aumentam a perspectiva de se atingir resultado positivo no ano - ainda que pequeno -, contrariando as nossas estimativas iniciais que apontavam um recuo de 1,8%", destaca o presidente do conselho consultivo da Abras, Sussumu Honda, em comunicado.