IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera em alta com decisão de BC da Inglaterra

04/08/2016 11h36

O Banco da Inglaterra reduziu a taxa de juros, em decisão unânime, de 0,50% para 0,25%, e também elevou o programa de compra de ativos de 375 bilhões de libras para 435 bilhões de libras. A notícia deu breve fôlego para ativos de risco no mundo. O Ibovespa chegou a acompanhar esse movimento, mas reduziu a alta com a abertura dos mercados nos Estados Unidos. Às 11h24, o índice da Bolsa paulista aumentava 0,31%, para 57.251 pontos.

Na cena política brasileira, o Valor informa hoje que a decisão do Ministério da Fazenda de não compensar a parte do esforço fiscal que Estados e municípios deixarem de fazer este ano conflita com recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU), atual Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. Em auditoria sobre o resultado primário das contas públicas, a CGU afirma que "o compromisso da União é com a meta global do setor público não financeiro".

As ações de mineração e siderurgia estavam entre as altas do Ibovespa, mas Vale estava entre os destaques de queda. Gerdau Metalúrgica PN ganhava 3,5%, Gerdau PN subia 3,18% e CSN avançava 1,6%.

Do outro lado, Vale ON cedia 1,97% e a PNA recuava 1,36%. Ontem, as ações da Vale dispararam, depois que a empresa anunciou uma emissão de títulos que melhora o perfil da dívida. Hoje há correção.

As ações da Cemig também apareciam entre os destaques de alta do Ibovespa. O papel PN subia 2,05%. Já Taesa Unit recuava 4,30% As ações da Cemig reagem à notícia de que a estatal elétrica mineira confirmou ontem que pretende vender parte de suas ações na transmissora Taesa, numa operação que pode chegar a R$ 500 milhões. Pela proposta, a Cemig manteria o controle sobre a Taesa, mesmo com a venda da fatia.