IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Transporte aéreo de passageiros no mundo cresce 5,2% em junho

04/08/2016 09h41

O transporte aéreo de passageiros no mundo registrou, em junho, crescimento de demanda de 5,2% em pessoas-quilômetros transportadas (RPK, na sigla em Inglês), quando comparado o tráfego com o registrado em igual mês de 2015, informou a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), que representa as 260 maiores empresas de aviação do planeta.

Na mesma base de comparação, a oferta medida em assentos-quilômetros disponíveis (ASK) teve variação positiva de 5,6%. Assim, a taxa de ocupação da aviação mundial caiu 0,3 ponto percentual, para 80,7%.

"A demanda por viagens continua a aumentar, mas a um ritmo mais lento. O cenário econômico frágil e incerto, choques políticos e uma onda de ataques terroristas estão formando um ambiente de demanda mais frágil", disse o presidente da Iata, Tony Tyler, referindo-se à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia e aos ataques terroristas recentes na Europa.

Nos mercados domésticos, o dos Estados Unidos teve o melhor desempenho em junho, com avanço de 15,4% na base anual. Já o Brasil recuou 1,4%, terceiro pior desempenho, após Austrália, Índia e Japão.

Nas rotas internacionais, a América Latina cresceu 4,6% em demanda. O Oriente Médio avançou 7,3% e a Ásia-Pacífico, 7,2%.