IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pernambuco vai licitar 5 terminais em Suape num total de R$ 2,1 bi

09/08/2016 12h31

Pernambuco tem R$ 2,1 bilhões em projetos a serem licitados no Programa de Investimentos em Logística (PIL) para o porto de Suape, informou há pouco o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Thiago Norões.

São cinco projetos previstos para o porto, que incluem um segundo terminal de contêineres, um de veículos, um de grãos de trigo e outros dois terminais de granéis minerais. Mais próxima do lançamento, a licitação do terminal de contêineres chegou a ser ensaiada em 2010, mas foi suspensa por conta da promulgação da Lei dos Portos. "Nós já retomamos os estudos", afirmou Norões durante sua fala no evento "Pernambuco: celeiro do desenvolvimento", promovido em parceria com o Valor.

O secretário destacou que o porto de Suape é hoje um "hub", terminal concentrador de carga, cuja movimentação cresceu de 15 milhões de toneladas em 2014 para 20 milhões em 2015. No primeiro semestre deste ano, foram 11 milhões de toneladas. "Vimos um crescimento próximo de 30%, mesmo no momento econômico atual do Brasil", ressaltou.