IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pesquisa: Cerca de 44% desconhecem debate sobre reforma da Previdência

23/08/2016 12h46

Pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) aponta que o brasileiro sabe pouco sobre o funcionamento da previdência pública, mas é cético sobre uma eventual reforma do sistema.

Apenas 11% dos entrevistados consideram que sabem muito ou o suficiente sobre o tema Previdência Social e 86% responderam que desconhecem o assunto.

As informações do estudo abordam questões sobre período de contribuição previdenciária, idade de aposentadoria, valores de benefícios e discussões sobre os planos de reforma da Previdência Social.

Cerca de 44% declararam não ter ouvido nada sobre discussões sobre a reforma previdenciária que estão em curso no país, enquanto 54% disseram ter ouvido que mudanças podem ocorrer. Destes, 45% entendem que a idade para receber aposentadoria deve ser elevada numa eventual reforma e 17% acreditavam que o tempo de contribuição deve subir nesse contexto.

Ao mesmo tempo, perguntados sobre eventuais efeitos da reforma previdenciária, a maioria dos entrevistados disse que os pedidos de aposentadoria ficarão mais difíceis e que os direitos serão reduzidos num contexto pós-reforma.

Foram feitas 1.500 entrevistas com amostras representativas em todas as regiões do país entre 21 de julho e 4 de agosto - a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.