IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Datafolha mostra Doria na frente e triplo empate em São Paulo

22/09/2016 19h55

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Doria, assumiu a liderança na corrida municipal, com 25% das intenções de voto em pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira e encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo". O tucano cresceu nove pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.

Em segundo lugar, ficou o candidato do PRB, Celso Russomanno, que perdeu quatro pontos percentuais e agora está com 22% das preferências. A liderança de Doria, no entanto, está dentro da margem de erro de três pontos percentuais.

A candidata do PMDB, Marta Suplicy, caiu para terceira posição ao oscilar de 21% para 20%, enquanto o prefeito e candidato à reeleição, Fernando Haddad (PT), passou de 9% para 10%. Já a deputada Luiza Erundina (Psol) recuou de 7% para 5%.

Em outro patamar, aparecem Major Olímpio (PDT) e Levy Fidelix (PRTB), ambos com 2%. Ricardo Young (Rede) João Bico (PSDC) não pontuaram. Os votos em brancos e nulos somam 11%. Outros 4% não sabem ou não responderam.

Cenários para 2º turno

O Datafolha simulou três cenários de segundo turno. Em um confronto entre Doria e Russomanno, o candidato do PRB venceria por 44% a 38%. Na disputa com Marta, o tucano teria 40%, contra 41% da ex-prefeita. Na briga entre Marta e Russomanno, a pemedebista soma 41%, ante 40% do deputado federal.

Rejeição

O prefeito Fernando Haddad (PT) é o candidato com maior rejeição na disputa pela Prefeitura de São Paulo, segundo a pesquisa. Entre os eleitores ouvidos, 45% afirmaram que não votariam nele.

Em seguida, vêm Levy Fidelix (PRTB), com 30%, Marta Suplicy (PMDB), com 29%, Luiza Erundina (Psol), com 27%, Celso Russomanno (PRB), também com 27%, Major Olimpio (SDD), com 22%, João Bico (PSDC), com 21%, Altino (PSTU), com 20%, João Doria (PSDB), com 19%, Henrique Áreas (PCO), com 19%, e Ricardo Young (Rede), com 17%.

Além disso, 3% disseram que rejeitam todos ou não votariam em nenhum, 1% disse que votaria em qualquer um ou não rejeitaria nenhum e 4% disseram que não sabem.

O Datafolha ouviu 1.260 eleitores na quarta-feira. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança é de 95%. A pesquisa, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal "Folha de S. Paulo", foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo SP-00573/2016.