IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para Setubal, PEC dos gastos fará Brasil dar um salto na economia

22/09/2016 23h10

O presidente do Banco Itaú, Roberto Setubal, afirmou nesta quinta-feira que as condições econômicas podem melhorar significativamente a partir da aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos, proposta pelo governo Temer.

Em evento em São Paulo, Setubal lembrou que o ano passado foi difícil, pautado por desafios enormes, e afirmou que o ano de 2016 também não está sendo muito fácil. "Mas acredito que em 2017, 2018, 2019 as coisas possam melhorar muito, especialmente se for aprovado no Congresso o limite de gastos, como foi proposto pelo ministro [da Fazenda, Henrique Meirelles]".

"É um divisor de águas para o Brasil", afirmou, reiterando que a aprovação da medida vai significar um salto para o Brasil. "Acredito, sim, que, se a gente conseguir a aprovação dessa medida, que não é nada simples, podemos dar um salto enorme no Brasil, uma evolução muito grande e poderemos crescer a taxas muito maiores e de uma forma sustentável. Vamos torcer para que isso ocorra", disse, ao concluir que o novo quadro deve também ajudar a gerar empregos.

Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse, em pronunciamento gravado exibido durante o mesmo evento, que o governo está propondo ao Congresso uma mudança radical.; "Ao invés de as despesas crescerem sem limites, vamos passar a moderá-las".

"Dou uma essa notícia positiva no sentido de que o governo está comprometido em enfrentar a questão das despesas. E o contato que temos com parlamentares mostra que há consciência de que o Brasil precisa enfrentar a questão do crescimento das despesas", finalizou o ministro.