Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ibovespa opera em baixa, com Vale e siderúrgicas

13/10/2016 11h25

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em baixa nesta manhã. Às 11h21, o Ibovespa cedia 1%, para 60.409 pontos. Os investidores avaliam o resultado fraco da balança comercial chinesa - as exportações da China caíram 10% em setembro, em relação a um ano antes, enquanto as importações recuaram 1,9%. Alguns economistas previam um recuo menor das vendas externas chinesas no período e esperavam crescimento nas importações.

Os dados chineses reavivam as preocupações com a situação da economia mundial, a dois meses de um provável novo aumento dos juros americanos, e têm efeito sobre empresas produtoras de commodities, como Vale e siderúrgicas. Vale PNA declinava 2,52% e Vale ON cedia 2,90%. CSN perdia 3,43% e Gerdau PN tinha baixa de 2,84%.

O petróleo também reage aos dados e à preocupação quanto à capacidade da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para coordenar um corte na oferta dos maiores produtores mundiais.

Esse ambiente, somado ao tom da ata do último encontro de política monetária do banco central americano, divulgada ontem, sinalizando aumento de juros ainda este ano, explica o desempenho negativo das bolsas globais.

Hoje merece atenção a retomada das negociações dos recibos de ações de Eletrobras em Nova York. Também está no foco Embraer, que informou na quarta-feira que está buscando "ultimar acordos definitivos" com as autoridades dos Estados Unidos para resolver alegações de descumprimento criminal e cível das leis anticorrupção americanas, além de algumas leis brasileiras.