Confiança da indústria recua em outubro, aponta prévia da FGV

A confiança da indústria de transformação voltou a cair em outubro, puxada por avaliações mais negativas sobre a situação atual e pela queda das expectativas, mostra a prévia da sondagem mensal realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) diminuiu 1,3 ponto, para 86,9 pontos, após subir 2,1 pontos em setembro. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice ficaria estável, em 87,1 pontos.

A manutenção da tendência de acomodação iniciada em agosto, quando o indicador também caiu, é observada nos subíndices que separam os indicadores por horizontes temporais. O Índice de Expectativas (IE) cedeu 1,5 ponto na prévia de outubro, para 88,3 pontos, após aumentar 2,5 pontos um mês antes. Da mesma forma, a prévia do Índice da Situação Atual (ISA) recuou 1 ponto, para 85,7 pontos, após elevação de 1,5 ponto em setembro.

Na comparação com igual intervalo de 2015, o índice de confiança teve alta de 10,8 pontos, o de situação atual avançou 11,6 pontos e o de expectativas registrou acréscimo de 9,1 pontos.

A sondagem mostra, ainda, que a indústria está mais ociosa em outubro. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) encolheu 0,6 ponto, para 74,1%.

Para a prévia de outubro de 2016 foram consultadas 780 empresas entre os dias 3 e 20 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima segunda-feira, dia 31 de outubro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos