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Confiança do consumidor paulistano tem maior patamar desde fevereiro

24/11/2016 17h30

Depois de ter caído em outubro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do município de São Paulo voltou a subir em novembro e alcançou a maior pontuação desde fevereiro de 2016.

O indicador avançou 4,1% e passou de 106 pontos em outubro para 110,3 pontos em novembro, de acordo com a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Na comparação com novembro de 2015, o indicador subiu 28,9%.

Os dois quesitos que compõe o indicador - Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) - registraram desempenho melhor este mês que em outubro.

O ICEA obteve sua sexta alta mensal consecutiva ao subir 1,7% e passar de 59,1 pontos em outubro para 60,1 pontos em novembro. Em relação a novembro do ano passado, esse subíndice cresceu 10,7%, alta pelo segundo mês seguido na base anual. O indicador não subia por dois meses seguidos há quase quatro anos, desde janeiro de 2013.

Depois de cair em outubro, o IEC cresceu 4,8% e chegou a 143,8 pontos (saindo de 137,2 pontos em outubro). Em relação a novembro do ano passado a alta é de 35,1%. O IEC registrou neste mês sua maior pontuação desde maio de 2013.

O item que mais influenciou o resultado do ICC foi o público feminino, que avançou 5,3% ao passar de 53 pontos em outubro para 55,8 pontos em novembro. A alta foi de 16,8% em relação a novembro do ano passado.

Enquanto os consumidores com renda inferior a dez salários mínimos se mostraram um pouco mais confiantes, os consumidores com renda superior demonstraram o contrário. O primeiro grupo registrou alta de 12,3% ao passar de 53,8 em outubro para 60,3 pontos em novembro e o segundo assinalou queda de 15,5%, passando de 70,5 em outubro para 59,6 pontos em novembro. Em relação ao mesmo período do ano passado os dois grupos registraram alta: 14,4% e 3,5%, respectivamente.

No IEC, o segmento que mais contribui para a evolução foi o grupo de consumidores com idade superior a 35 anos. O grupo registrou alta de 7,8% ao passar de 136,1 em outubro para 146,8 pontos em novembro e 36,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Entre os consumidores com renda superior a dez salários mínimos, houve alta de 5,5% no índice de confiança, que passou de 154,5 para 162,9 pontos de outubro para novembro.

O indicador da FecomercioSP - assim como seus subíndices - varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (máximo otimismo).