IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera em baixa; investidor olha cena política brasileira

25/11/2016 11h45

O Ibovespa opera no campo negativo, afetado pelo agravamento da crise política no governo federal, mas a perda, que superou 1% mais cedo, diminuiu. O índice recuava 0,65% às 11h39, somando 60.997 pontos.

Investidores dizem que os movimentos podem ser exacerbados pela liquidez menor. Ontem, foi feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, o que enxugou a liquidez no Brasil. Hoje, os mercados acionários americanos trabalham em jornada reduzida, até as 16 horas (horário de Brasília), ainda nas comemorações do feriado.

Entre as quedas, apareciam Kroton ON (-2,63%), Smiles ON (-3%), Estácio ON (-2,32%), Petrobras PN (-2,18%), Sabesp ON (-1,41%) e Pão de Açúcar PN (-1,99%).

O ex-ministro da Cultura Marcelo Calero disse à Polícia Federal ter sido alvo de pressão também do presidente Michel Temer sobre ingerência política. A apreensão do Palácio do Planalto aumentou depois de informações de que Calero teria "gravado" conversas privadas com Temer. O presidente escalou o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, para explicar o ocorrido.

Parola disse ontem que Temer "sempre endossou caminhos técnicos para soluções de licenças em obras ou ações do governo" e procurou "arbitrar conflitos" entre os ministros envolvidos e o Ministério da Cultura. Senadores da oposição decidiram ingressar com pedido de impeachment contra Temer.