Bolsas

Câmbio

Demanda das empresas por crédito cai 11,4% em novembro, diz Serasaa

A demanda das empresas por crédito diminuiu 11,4% em novembro, ante o mesmo período do ano passado, de acordo com a Serasa Experian. Ante outubro, a queda é de 0,5%. No acumulado do ano, há recuo de 2,3%.

A baixa demanda por capital de giro, em vista do aprofundamento da recessão e das taxas de juros ainda bastante elevadas continuam pesando sobre a demanda das empresas por crédito, diz a Serasa, em nota.

A queda é puxada pelas micro e pequenas empresas, com recuo de 11,5% na demanda ante novembro do ano passado. Nas médias empresas, a retração é de 10,7% e, nas grandes, de 10,6%.

No acumulado do ano, são as médias empresas que menos procuraram crédito. A queda na demanda desse segmento é de 12,2%. Nas grandes empresas, o recuo é de 10,3% e, nas micro e pequenas, de 1,7%.

No corte por setor, em novembro, as empresas de serviços reduziram sua demanda por crédito em 12,6% frente a novembro de 2015. O mesmo aconteceu com a indústria (-10,6%) e o comércio (-10,7%).

No ano, a indústria puxa a queda (-5,6%), seguida pelo comércio (-3,5%) e os serviços (-0,1%).

No acumulado do ano até novembro, a demanda empresarial por crédito recuou em quatro regiões do país: Norte (-5,8%); Centro-Oeste (-2,4%); Nordeste (-2,5%) e Sudeste (-1,2%). Por outro lado, houve alta apenas na Região Sul (1,0%) frente período de janeiro a novembro de 2015.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos