Bolsas

Câmbio

Índice de confiança do comércio sobe 0,7 ponto em dezembro, mostra FGV

Após a queda de 3,6 pontos em novembro, o Índice de Confiança do Comércio subiu 0,7 ponto em dezembro, para 79 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Em dezembro do ano passado, o indicador estava em 65 pontos.

"A suave alta da confiança em dezembro é insuficiente para reverter a queda do mês anterior, mantendo assim um cenário de curto prazo desfavorável para o setor. A demora na retomada da demanda e as incertezas no ambiente político e econômico impedem a melhora da percepção sobre a situação corrente e geram um sentimento pessimista em relação à tendência futura dos negócios sinalizando dificuldade para o comércio nos próximos meses.", afirmou Viviane Seda Bittencourt, coordenadora de Sondagens da FGV-Ibre.

O resultado positivo da confiança foi concentrado em cinco dos 13 segmentos pesquisados e determinado sobretudo pela melhora das expectativas. O Índice de Expectativas (IE) subiu 1,2 ponto, se acomodando após três quedas consecutivas e alcançando 90,6 pontos. O Índice de Situação Atual (ISA) aumentou 0,2 ponto e atingiu 68,3 pontos, ainda em patamar próximo do mínimo histórico.

A sondagem de dezembro colheu informações de 1.171 empresas entre os dias 01 e 20 deste mês.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos