Bolsas

Câmbio

CEO da chinesa Cofco Agri deixa empresa, diz agência

O CEO da unidade internacional de grãos da estatal Cofco Corporation, Matt Jansen, deixou o cargo, segundo a agência Bloomberg. Jansen tornou-se CEO da chinesa Cofco Agri há menos de dois anos. Além dele, Kevin Brassington, chefe global de grãos e oleaginosas também deixou a empresa, de acordo com fontes familiarizadas com o assunto citadas pela Bloomberg.

Um porta-voz da Cofco em Pequim não retornou imediatamente email enviado pela agência. Representante da Cofco AGri em Genebra não respondeu às ligações da reportagem.

A estatal chinesa quer criar uma gigante global de grãos que possa competir com grandes companhias do segmento, como Cargill, ADM, Bunge e Louis Dreyfus.

A Bloomberg lembra que a Cofco tentou estabelecer seu próprio negócio de comercialização internacional de grãos nos últimos anos comprando a unidade de grãos da Noble Group e da holandesa Nidera. Mas recentemente enfrentou vários reveses. Um deles foi a descoberta de erros contábeis nas operações no Brasil da Nidera. Conforme noticiaram o jornal "Financial Times" e a "Dow Jones Newswires" em dezembro passado, as perdas em decorrência desses erros podem atingir US$ 150 milhões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos