IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo console da Nintendo, Switch chega em março ao custo de US$ 300

13/01/2017 14h20

A japonesa Nintendo anunciou nesta sexta-feira que seu novo console de videogame, o Switch, chegará às lojas no dia 3 de março custando US$ 300. O valor foi considerado alto demais e puxou para baixo as ações da companhia, que fecharam o pregão de Tóquio nesta sexta-feira com queda de quase 6%.

Por enquanto, não há previsão de lançamento oficial do Switch no Brasil. A Nintendo deixou o mercado brasileiro no começo de 2015.

O Switch chega ao mercado cinco anos depois do lançamento do Wii U, console que teve um desempenho pífio de vendas, e é a grande aposta da companhia para se manter viva em um mercado que vem sendo pressionado pelo avanço dos jogos em smartphones.

Do tamanho de um tablet e com uma tela sensível ao toque, o Switch tem controles sem fio e pode ser usado em qualquer lugar além de ser conectado a uma TV. Ele também terá um sistema de jogos on-line que, a princípio, será gratuito, mas posteriormente, terá uma mensalidade.

Quem comprar o aparelho levará um jogo batizado de 1-2-Switch, uma compilação de mini-jogos que podem ser jogados por várias pessoas ao mesmo tempo - no estilo do Wii Sports, do Wii original. A Nintendo também prometeu um novo jogo do Super Mario em 3D, batizado de Odissey. Até o fim do ano, um novo título da saga Zelda (Breath of The Wild) também chegará às lojas.

De acordo com a companhia, 80 jogos para o Switch estão em desenvolvimento no momento. A estimativa da fabricante é que dois milhões de unidades do console sejam vendidas nos primeiros três meses de seu lançamento.

Analistas acreditam, no entanto, que essa meta seja difícil de ser alcançada por conta do alto preço do Switch. A expectativa era que ele chegasse às lojas custando entre US$ 250 e US$ 280, ou seja, mais próximo ao de seus principais concorrentes, o Xbox One, da Microsoft (US$ 280) e PlayStation 4, da Sony (US$ 300). No fim de 2017, a companhia terá que competir também com o novo console da Microsoft, o Scorpio, que terá jogos com resolução 4K.

Em 2016, a companhia teve altos e baixos. Em um primeiro momento, a companhia se beneficiou do sucesso de seu primeiro jogo para smartphones, o Pokémon Go, desenvolvido em parceria com a americana Niantic. Poucos meses depois, ela lançou o Super Mario Run, um título muito aguardado mas que decepcionou os jogadores.

Nos primeiros seis meses do ano fiscal de 2017, encerrados em setembro, a companhia atingiu lucro líquido de 38,3 bilhões de ienes (US$ 333 milhões). Para o período completo, que se encerra em março, a meta é chegar a 50 bilhões de ienes.

A empresa disponibilizou o trailer do jogo:
k7s3UB_8dFM [valor_admin_ui:youtube|video=k7s3UB_8dFM|width=560|height=315]