Bolsas

Câmbio

Produção global de aço bruto sobe 7% em janeiro, aponta Worldsteel

Os 67 países que a Worldsteel Association acompanha produziram 136,5 milhões de toneladas de aço bruto em janeiro, informou nesta terça-feira a entidade. Na comparação anual a alta é de 7% e sobre dezembro, o avanço chega a 1,8%.


Com esse nível produtivo, o uso de capacidade das siderúrgicas ao redor do mundo atingiu 68,5%, acrescentou a associação. Um ano antes, a taxa era de 65,1%, e no último mês de 2016, atingiu 67,6%.


De acordo com os dados publicados pela Worldsteel, a China seguiu em sua toada de aceleração. Na comparação anual, a produção de aço bruto em janeiro cresceu 7,4%, para 67,2 milhões de toneladas. Esse nível foi praticamente o mesmo de dezembro ? em parte, contido por causa do feriado de Ano Novo Lunar no fim do mês.


No restante da Ásia excluindo os chineses, o volume fabricado pelos países foi a 26,2 milhões de toneladas, 6,1% a mais na comparação anual e aumento de 3% ante o último mês do ano passado. A Índia foi destaque, com 8,4 milhões de toneladas, crescimentos de 12% e 0,1%, respectivamente.


Enquanto isso, a União Europeia produziu 13,8 milhões de toneladas ? volume 2,4% maior do que em janeiro de 2016 e 5,8% mais do que em dezembro. Na Rússia, a produção de aço bruto totalizou 6,2 milhões de toneladas, alta de 11,6% e queda de 0,5%, nesta ordem.


As informações divulgadas pela Worldsteel também apontam para crescimento nos Estados Unidos. O país produziu 6,9 milhões de toneladas, aumento de 6,5% na comparação anual e de 3,9% na mensal. O país é um dos que têm melhor perspectiva para o volume de aço fabricado, por conta das promessas do novo presidente Donald Trump de investir em infraestrutura.


Além disso, com o avanço na comparação anual de 14,4% na produção brasileira em janeiro, para 2,9 milhões de toneladas, o país passou a representar 2,1% do total mundial, frente a 1,9% em janeiro do ano passado e 1,6% em dezembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos