Bolsas

Câmbio

Vendas de aços planos caem 1% em janeiro, aponta Inda

As vendas de aços planos pela rede associada ao Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda) terminaram janeiro em 239 mil toneladas, informou a entidade na manhã desta terça-feira. Na comparação anual, a queda é de 1%, mas na relação com dezembro houve alta de 8,1%.


No caso das compras, as empresas afiliadas chegaram a volume de 250 mil toneladas no primeiro mês do ano, 2,4% a mais do que no mesmo período de 2016. Sobre dezembro, o avanço foi mais relevante, de 23,7%.


Além disso, o Inda revelou uma disparada nas importações. Foram compradas 124,8 mil toneladas do exterior em janeiro, forte crescimento de 310% em comparação anual e de 61,7% frente ao mês imediatamente anterior.


O câmbio e o preço do aço brasileiro têm tornado mais atrativa a importação. No mínimo, está muito mais difícil agora para as usinas nacionais conseguirem novos reajustes de preço.


O Inda também informou que os estoques de janeiro ficaram em 911,6 mil toneladas, com giro de 3,8 meses, uma retração ante dezembro.


Em fevereiro, o instituto acredita que tanto vendas como compras vão cair 10% em relação ao observado. em janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos