Bolsas

Câmbio

Maioria dos brasileiros não tem o hábito de poupar, segundo pesquisa


A maior parte dos brasileiros não tem o costume de montar uma poupança. Segundo indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), 62% dos consumidores dizem não guardar dinheiro, nem possuir uma reserva.


De acordo com o levantamento, 29% poupam apenas o que sobra do orçamento, enquanto 7% destinam um valor fixo mensalmente para um colchão financeiro.



Ao constituir uma reserva, a maior parte dos poupadores tem como objetivo a proteção contra imprevistos, como doenças, morte de parentes (43%) ou desemprego (31%). A meta de garantir um futuro melhor para a família é citada por 27% dos entrevistados. Para 24%, o dinheiro poupado prevê a realização um sonho de consumo, como fazer uma viagem ou comprar a casa própria.


A reserva com foco na aposentadoria foi mencionada apenas por 17% dos consumidores, o que é um percentual baixo na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. "A longo prazo, a falta de preparo cobra seu preço. Sem constituir uma reserva ao longo da vida, muitos idosos são obrigados a rever seu padrão de consumo ou acabam na dependência de terceiros", afirma.


Tipos de investimento


A caderneta de poupança segue como a principal aplicação escolhida pelos brasileiros para guardar dinheiro, citada por 62% dos entrevistados que montam uma reserva. Ainda segundo a pesquisa, 20% dos poupadores optam por separar os recursos em casa.


"Nos últimos anos, quem optou pela poupança, teve parte de seu dinheiro corroído pela inflação ou, no máximo, alcançou um rendimento real muito baixo", reforça Marcela. "No caso de quem manteve o dinheiro em casa, as perdas foram ainda maiores".


Fundos de investimento foram citados por 10% e planos de previdência privada por 6%. Na lista ainda aparecem modalidades de aplicação em renda fixa e ações na bolsa, mencionados por menos de 5% dos ouvidos.


A pesquisa ouviu 801 pessoas, com idade igual ou superior a 18 anos, de 12 capitais das cinco regiões brasileiras, entre os dias 2 e 17 de janeiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos