IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Indústria de SP sobe puxada por veículos, mas segue 25% abaixo do pico

14/03/2017 10h57

A indústria de São Paulo cresceu 1% em janeiro, na comparação com o mês anterior, quando teve queda de 1,2%. Apesar do avanço no mês, a produção industrial paulista ainda está em patamar baixo - opera 24,7% abaixo do pico histórico alcançado em março de 2011. O Estado representa cerca de um terço de todo parque industrial no país.


Em janeiro, o crescimento foi puxado atividades de veículos automotores, derivados de petróleo e produtos de metal. Na série com ajuste sazonal, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não calcula os percentuais de produção das atividades.


"A alta de janeiro representa muito pouco do que já perdeu de 2013 para cá", afirmou Rodrigo Lobo, analista da coordenação de indústria do IBGE e responsável pelos dados regionais da Pesquisa Industrial Mensal (PIM).


Ante janeiro de 2016, São Paulo aumentou a produção em 1,2%, após perder 1% em dezembro, no mesmo tipo de comparação. Nos últimos 12 meses, no entanto, a indústria paulista acumula perda de 3,2%.


Os dados do IBGE indicam que a indústria de São Paulo vem caindo cada vez menos e abre o ano com resultado positivo, na comparação com o período do ano anterior. No segundo semestre de 2015 a queda foi de 13%, já no primeiro semestre do ano passado o recuo foi de 8,7% e no período seguinte a retração foi de 2,4%. Em janeiro de 2017, embora com apenas um mês para comparação, a alta em relação ao mesmo período do ano anterior, foi de 1,2%.


Panorama semelhante na comparação quadrimestral: no primeiro período de 2016, a queda havia sido de 11%, reduziu a magnitude da perda no segundo quadrimestre para 3,5% e, no final do ano passado, o tombo foi de 2,2%, segundo o IBGE.