IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Previdência: Relator diz que mudanças não vão desfigurar reforma

14/03/2017 13h49

Após reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com líderes da base aliada no Congresso, o relator da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, Arthur Maia (PPS-BA), afirmou que eventuais mudanças no texto não vão desfigurar a reforma da Previdência.


O presidente da comissão especial da reforma na Câmara, Carlos Marun (PMDB-MS), também participou do encontro no Planalto na manhã desta terça-feira (14).


"Amanhã, concluímos o prazo das emendas e, a partir disso, é que nós vamos avaliar aquilo que é objeto de maior resistência. Depois disso, veremos se as resistências poderão ser superadas. Estamos trabalhando e tenho absoluta certeza de que a reforma será aprovada. Se vai ter um ou outro ajuste, um ou outro aperfeiçoamento, faz parte da normalidade", disse Maia aos jornalistas.


O deputado do PPS afirmou que pretende entregar o parecer assim que as audiências públicas forem concluídas no final de março. Maia sinalizou que a entrega ocorrerá, no máximo, na primeira semana de abril.


Ao falar sobre as eventuais mudanças no texto, o relator afirmou que vem desempenhando o seu papel como "catalisador para construir uma linha média do que pensam os parlamentares".


Ele voltou a alertar sobre a necessidade de se aprovar a reforma da Previdência no primeiro semestre. "Se não fizermos essa reforma, a Previdência vai acabar em 2024. Já tem data e hora para terminar. Isso não é opinião de relator ou deputados. Isso é o que apontam os dados atuariais", disse Maia.


Em sua fala, o relator elogiou a possibilidade proporcionada pela reforma da Previdência de o contribuinte ter uma aposentadoria integral.


"Hoje, no Brasil, as pessoas se aposentam, em média, com 80% do salário que tinham quando estavam na ativa. Com as mudanças que propusemos, a aposentadoria se aproximaria mais da integralidade. A PEC é mais benévola do que o atual sistema da Previdência", defendeu o relator, afirmando que a regra de transição é um dos pontos mais polêmicos e que mais tem recebido sugestões de mudança.